quarta-feira, 29 de abril de 2009

Tudo tão errado que parece certo


De repente a gente acorda um dia e percebe que não faz mais nada do que gosta.
Tinha um tempo em que eu enchia o peito de orgulho pra dizer que tinha voltado ao mercado de trabalho, começado uma nova carreira e que apesar dos pesares amava a profissão.
A escolha pela nova carreira fez com que eu deixasse de lado a vida social mas a solidão também era minha amiga.
Sentia-me tão adulta e independente indo ao cinema sozinha, frequentando supermercados em horários off rush e fazendo sessões de vídeo e vinho sem interrupções alheias.
Milagrosamente preservei um pouco da mulher que havia em mim agarrada às aulas de dança e ao vício tardiamente descoberto por lojas de lingerie.
E hoje parece que tudo desapareceu de repente.
Foram tantas escolhas durante a vida, as possíveis talvez, mas tantas erradas.
E já não tenho mais a certeza de nada. Não quero mais ficar dentro dessa personagem que há lá fora. Que escolheu se ajustar pra não morrer. Que não sabe se escolheu o que queria ou o que queriam pra ela. Quem é ela? Já não vejo mais graça em acordar todo dia e me ajustar nesses padrões. Em me espremer para caber em uma caixinha de embalagem pronta.
Olha minha filha, a gente tem redonda, quadrada, cilíndrica e hexagonal, tamanho P, M ou G. Escolhe uma aí e entra. Ah? Você não cabe?
Problema seu. Aperta um pouco, estica um pouco, se vira, você tem que se adaptar.
E a gente acredita que tem que se adaptar porque escuta isso de um monte de gente que ama e de um mercado de trabalho hostil. E se questiona ah, coitada... ela tem problema: muito dramática essa menina, faz tempestade em copo d’água; ah é tão doentinha, deprimida; transtorno sabe? ansiedade generalizada, descobriram agora, já tem tratamento, um remédio americano ótimo. E por aí vai.
E enquanto isso a gente segue fazendo as escolhas erradas que levam a esse dia.
Onde a gente percebe que deixou de fazer o que gostava.
Que quer um trabalho menos opressor. Que não, não gosta de ficar sozinha e é uma droga finalmente reconhecer e admitir isso. E que não dança mais e nem visita mais lojas de lingerie porque o trabalho opressor não permite e a gente anda sozinha demais pra se animar com isso.

3 comentários:

Murdock disse...

Hora de inventar algo novo. Não tem aquele livro "Quem mexeu no meu queijo?"? Então, de volta pro labirinto ;)

Bjs

+ Camila + disse...

Ai, ai... descobri seu blog por acaso.. estava buscando uma música e acabei por aqui... Me identifiquei muuuuito!! especialmente neste exato momento da vida e pra ser bem mais precisa, hoje. Preciso 'roubar' aquela foto do post 'bagunça', tudo bem?? rs!
Abraços,

日月神教-向左使 disse...

ssd固態硬碟 外接式硬碟 餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 關島蜜月 花蓮民宿 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 記憶體 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 美國置產須知 隨身碟 花蓮民宿